Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Lavanda ou Alfazema!

Lavanda ou Alfazema...representam o mesmo género, embora apresentem ligeiras diferenças.
A alfazema difere da lavanda por apresentar folhas mais largas e floração tardia, mais para o fim do verão e com odor mais canforado,e é por este motivo mais utilizada em perfumaria.


Erva mediterrânea, a lavanda está associada à idéia de limpeza - desde que os romanos começaram a usá-la nos seus banhos. De facto, o nome vem do latim lavandus, que significa lavar.
O aroma da lavanda consiste num cheiro doce, floral e herbal, com uma nota balsâmica.
O óleo essencial de lavanda é conhecido hoje por suas muitas aplicações aromaterapêuticas.
Extraída por destilação através de vapor de água, são necessários em torno de 100 kg de flores para produzir 500 a 850 ml de um óleo amarelo pálido, quase incolor. O seu odor e sabor são de uma classe inquestionável.
Entre todos os óleos essenciais, o de Lavanda é o mais versátil, com uma gama de propriedades que vão desde a de analgésico, passando pelo antidepressivo, anti-séptico, bactericida e descongestionante, até hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo.As suas propriedades, no entanto, podem ser bem resumidas como calmantes e reguladoras.
As flores de lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzido pelas abelhas.
As lavandas são vibrantes e cheias de cor, A lavanda é um arbusto de pequeno porte, que mede entre 20 e 60 cm de altura. As folhas são estreitas e alongadas e suas flores são de cor azul ou violeta, embora existam  milhares de variedades .Os vastos campos de florzinhas roxas podem fazer algumas paisagens deslumbrantes.


Ah sim, os maiores produtores de lavanda são a Bulgária, França, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia.
No entanto, os campos de  lavanda de Provence são, desde sempre, aqueles aos quais associo esta aromática planta, talvez por aí se encontrar originalmente em estado selvagem, e é, sem dúvida uma das imagens características desta região. Hum, que cheirinho...


6 comentários:

  1. A explicação não foi boa, não. Desenvolveu muito sobre lavanda, mas falou pouco da alfazema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São a mesma coisa. Alfazema é um outro nome dado a Lavandula

      Eliminar
  2. Gostei bastante,também achei que deveria somente desenvolver mais sobre a Lavanda,pois estava em dúvida,por isso procurei..."Lavanda Alfazema diferenças"...

    ResponderEliminar