sábado, 11 de agosto de 2012

Alimentos que ajudam os nossos cabelos...

Uma alimentação equilibrada e saudável é importante não só para a sua saúde e elegância, mas também para a beleza da sua pele, unhas e cabelos. Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. E quando oleosos demais, podem ser o resultado de uma dieta desequilibrada. Deficiência de vitaminas e minerais também causam problemas, como queda de cabelos.
Aminoácidos e Proteínas ,carne, peixe, ovos e derivados, devem estar em quantidade suficiente na alimentação, pois o aminoácido apresenta a função estrutural de manutenção e reparação dos tecidos. Nem todos os aminoácidos estão presentes na fibra capilar, porém para que os cabelos fiquem mais bonitos, fortes e saudáveis os aminoácidos são fundamentais.
A proteína também pode melhorar a hidratação do cabelo e estimula o crescimento. O salmão é uma fonte de proteína de alta qualidade. Tem três elementos indispensáveis para manter um cabelo saudável e brilhante, Ómega 3, Vitamina B-12 e Ferro. A maioria dos nutricionistas concorda que os ácidos de Ómega 3 são essenciais para manter o couro cabeludo equilibrado. A deficiência de Ómega 3 podem secar o couro cabeludo e o cabelo.
O tomate é um fruto rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. O sumo do tomate combate a caspa e a queda de cabelo.
O pepino, por ser rico em silício e enxofre, fortalece o cabelo e estimula o crescimento.
A cenoura/abóbora e todos os alimentos alaranjados possuem betacaroteno que ajudam muito na vitalidade e crescimento do cabelo, pois colaboram na manutenção dos tecidos e cabelos. Por conterem antioxidantes, contribuem para que não haja stress e morte do bulbo capilar, o que além de provocar queda de cabelo, pode deixar os cabelos mais grisalhos. Consumida regularmente, tem a propriedade de fortalecer os cabelos.
Cereais integrais ,aveia, arroz integral, são fontes de zinco e complexo B que ajuda na multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos.
O zinco também é um fator importante para não haver engrisalhamento e queda de cabelo acelerado. Além disso o zinco é um mineral essencial para que haja controle sobre mudanças hormonais que podem ocorrer e favorecer a queda de cabelo. Quando falamos de consumo de cereais integrais, a dica é: troque o alimento que normalmente você come na forma refinada e passe a consumi-lo na forma integral. Introduza a aveia na sua alimentação. Tem tantas vantagens que merece um artigo só para si.
Gengibre, curcuma, pimenta são condimentos que têm atividade anti-inflamatória e está provado que o controle sobre o processo inflamatório é importante para se evitar a queda de cabelo.
O vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico.


Oleaginosas ,castanhas, amêndoas, nozes, os chamados frutos secos contêm vitamina E e zinco, que participam no processo de formação dos fios e a sua deficiência nas células da raiz pode trazer problemas na formação da estrutura capilar. As oleaginosas são ótimas opções misturando as frutas secas com oleaginosas e um tipo de fruta seca ,damasco, ameixa etc..

FONTE DE MINERAIS
Magnésio – é essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Encontrado em frutos do mar, abacate, melão, abacaxi e nozes.
Cálcio – a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Encontrado em leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.
Sódio – ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Encontrado em frutos do mar, tomate, aipo e tofu.
Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Encontrado em carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.
Zinco – estimula o crescimento dos cabelos e reduz a oleosidade.É ele que dá a força aos cabelos. Encontrado em carne, cogumelo, ovo, ostras e cereais integrais, gérmen de trigo, levedura de cerveja, nozes.
Ferro - Combate anemias e problemas dos cabelos relacionados a deficiências de ferro. Encontrado em fígado, gérmen de trigo, amêndoas, passas, feijão / lentilha e folhas escuras.


FONTES DE VITAMINAS
Complexo B, Vit C, Vit E e CoQ10 - Diminuem a calvície e tratam alguns tipos de anemia. Complexo B - soja, lentilha, gema de ovo, abacate, cenoura, sementes de girassol, peixe.
Vitamina C - acerola, goiaba, couve, brócolos, pimento verde, espinafre, laranja, morangos.
Vitamina E - óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, nozes, amendoim.

Sem comentários:

Enviar um comentário